Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

 » Informações » Outros Tutoriais » Backup ICloud

Por favor, faça o login para responder

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Mineirin 

em 9/11/2013, 06:04


Master Administrador
Master Administrador
Esse passo a passo é do site Ipad Dicas

O iCloud, serviço de armazenamento na nuvem da Apple, que permite a sincronização automática de conteúdos entre dispositivos iOS, Mac e PC, foi anunciado pela maçã no dia 6 de junho de 2011.

Incrivelmente, mesmo depois de dois anos de funcionamento, muita gente ainda possui dúvidas relacionadas ao serviço, principalmente no que se refere ao gerenciamento do espaço disponível.

Hoje, pretendo esclarecer algumas questões e ensinar como liberar espaço no iCloud, com o objetivo de não necessitar a contratação de mais espaço no serviço. Também falarei sobre como funciona o espaço adicional contratado, a forma de “cancelar” a assinatura e ainda como o iTunes Match pode ajudar a liberar espaço em seu dispositivo iPad ou iPhone.

Vamos partir da premissa que você já tem seu iCloud configurado no tablet e no computador, caso contrario leia:

Configure seu iCloud facilmente seguindo estes passos.

Armazenamento básico do iCloud



Inicialmente vou falar sobre o armazenamento básico, cada conta ID Apple conta com 5GB gratuitos para armazenar seus backups, adicionalmente você pode contratar espaço, o custo é de 2 dólares por giga, com contratação mínima de 10GB por 20 dólares.

Quem opta por realizar seus backups no iCloud rapidamente ocupa os 5GB oferecidos de forma gratuita pela Apple, na verdade, considero que eles sejam somente um chamariz para a contratação de mais espaço.

É certo que os backups no iCloud são práticos, automáticos e seguros, você caso tenha seu aparelho estragado, subtraído ou perdido, conseguirá rapidamente recuperar todos os seus conteúdos sem perder absolutamente nada.

Minha opção pessoal sempre foi o tradicional backup no iTunes, tendo em vista que considero pagar 20 dólares por ano um abuso, já que posso fazê-lo gratuitamente sempre que desejar.

Mas, você possui alguns controles que lhe ajudam a conservar mais memória livre no iCloud, com algum trabalho e renunciando a algumas opções os 5GB serão suficientes por um bom tempo.

Afinal, o que é armazenado no iCloud?
Backups completos;
Fotos;
Vídeos;
Documentos;
Informações de aplicativos;
E-mails;

O que não é armazenado no iCloud?
Músicas;
Filmes;
Aplicativos;

É importante notar que músicas compradas no iTunes e aplicativos baixados não somam espaço ocupado no iCloud, pois eles já se encontram nos servidores da Apple, sempre que o usuário precisar baixá-los novamente, eles estarão disponíveis.

Sendo assim, quero esclarecer todos estes dados acima também ficam guardados em seu iPad, ocupando um bom espaço de memória, isso também preocupa os usuários. As músicas tem sido um grande vilão no armazenamento interno dos tablets, a contratação do iTunes Match soluciona o problema.

Recomendo que você leia nosso artigo que fala exclusivamente sobre este serviço:

Saiba tudo sobre o iTunes Match, o serviço da Apple que inclusive legaliza suas músicas piratas.

Administre o espaço de armazenamento do iCloud
Poucos usuários do iCloud sabem, mas é possível gerenciar de forma completa tudo aquilo que está sendo armazenado no iCloud, apagando dados e informando quais aplicativos você não quer que utilize o iCloud, poupando o espaço que eles ocupam.

Estas opções são facilmente acessadas abrindo os Ajustes de seu iPad ou iPhone e acessando o menu iCloud. Lá, toque em Armazenamento e Backup e logo em Gerenciar Armazenamento, tudo o que fizermos de ajustes daqui para frente será feito ali.

Espaço livre no iCloud:
A primeira informação que devemos observar é quanto temos de espaço livre no iCloud, veja na parte inferior da tela onde diz XX GB livres de 5,0 GB no iCloud.

Armazenamento
Como comentei não uso o iCloud para backups, pois utilizo os backups gratuitos no iTunes, isso mantém meu espaço sempre livre, mas você pode estar em apuros e precisando agir para recuperar espaço.

Backups antigos:
Uma das primeiras coisas que podemos observar para eliminar são os backups antigos, quando falo deles, me refiro aos dispositivos que já não utilizamos, como um iPhone antigo ou iPad que já foi trocado.

A dica então é identificar se você possui um dispositivo antigo na lista, tocar no nome dele e escolher a opção “Apagar Backup”.

Desligue aplicativos que não lhe interessam:
Muitas vezes estamos carregados de aplicativos que muitas vezes sequer usamos, eles consomem espaço no dispositivo e também no iCloud, com seus dados armazenados. Como exemplo veja a imagem abaixo, com vários aplicativos ocupando alguns megas.



Quando o espaço é importante, de grão em grão recuperaremos o armazenamento desperdiçado. Desativando alguns aplicativos você perceberá uma liberação na quantidade de espaço livre no iCloud.

O espaço será recuperado após o próximo backup ser realizado, você poderá observar o que irá liberar observando antes de desativá-los a informação “Tam. Próx. Backup” que informa quanto o backup irá ocupar de espaço, e comparar com o resultado posterior.

Preste muita atenção ao desligar um aplicativo, uma vez que você tenha apagado a informação não terá mais como recuperá-la. Eu considero Apps como Pages, Numbers e Keynote, fundamentais no iCloud, outros de armazenamento de arquivos também. Mas, recomendo deletar os jogos e os aplicativos que você nem sabe o motivo de guardar coisas no iCloud.

Atenção: Ao apagar jogos você poderá estar apagando o backup de seu avanço no jogo.


Fotos do Rolo da Câmera:
Este sem dúvida é um dos grandes vilões no armazenamento do iCloud, eu pontualmente não uso mais, já que costumava encher meu iCloud. Já publiquei um tutorial no iPadDicas contando como fazer cópias de segurança de suas fotos do iPad e do iPhone em um computador (PC ou Mac), leia.

As fotos no iCloud funcionam de duas formas, uma delas é o backup completo, que copia todas as fotos de seus dispositivos para a nuvem, garantindo um armazenamento seguro em caso de perda, roubo ou de o dispositivo estragar.

Este armazenamento pode ser feito manualmente pelo usuário, seguindo o tutorial mencionado acima.
Outro tipo de armazenamento das fotos é chamado de Photo Stream, que é um serviço de sincronização “das últimas 1000 fotos” tiradas nos últimos 30 dias. O Photo Stream “não ocupa espaço de seus 5GB”, portanto, é uma boa forma de manter as fotos sincronizadas entre iPhone, iPad, Mac e PC, mas não pode ser utilizado como backup, já que essa não é sua finalidade.

Um dos pontos fundamentais para liberar bastante espaço de seu iCloud é desativar o backup do Rolo da Câmera, mas você não pode esquecer de fazer a cópia de suas fotos manualmente sempre!

Documentos e dados:
Saindo dos backups do dispositivo e voltando à lista de informações armazenadas na nuvem, encontramos Documentos e Dados com uma lista imensa de aplicativos que por algum motivo guardam documentos no iCloud.

Entre eles estão os famosos apps iWork (Pages, Numbers e Keynote), também outros como editores de texto, listas de tarefas e até mesmo GPS.



Você pode entrar em cada um dos aplicativos para visualizar os conteúdos deles que estão no iCloud, posteriormente pode tocar em Editar e apagar algum arquivo que não deseja mais manter. Por último, pode considerar a opção “Apagar tudo”.

Mail:
A última opção que temos para gerenciar o armazenamento no iCloud é o Mail, eu pessoalmente não uso meu e-mail do iCloud como conta principal, observe que todos os anexos que você eventualmente recebe contam no armazenamento do iCloud e isso pode ser um assassino de espaço, forçando-o a comprar mais.

Se você usa o Mail recomendo entrar no www.icloud.com e por lá limpar todos os e-mails que considere que não tem importância, principalmente aqueles que possuem anexos. É comum recebermos SPAM com arquivos PPT e histórias de pessoas que morrerão se não reenviar para 20 pessoas. Acredite, sua caixa pode estar cheia destas coisas.

Mesmo eu não utilizando o e-mail do iCloud regularmente, tinha mais de 60MB guardados lá, que agora foram para o lixo, depois de minha limpeza.

Contratando mais espaço no iCloud
Bom, como falei na introdução você pode contratar mais espaço no iCloud e livrar-se dos problemas de falta de espaço de uma forma passiva, somente pagando pelo espaço extra.

Os valores variam de 20 a 100 dólares por ano, para de 10 a 50 gigas extras de armazenamento, embora eu não esteja pagando, sei que muitas pessoas podem considerar uma boa escolha, por isso quero ensinar como contratar e o mais importante, como cancelar a assinatura em caso de desistência.



Como contratar mais espaço no iCloud:
Abra os Ajustes;
Vá em iCloud;
Toque em Armazenamento e Backup;
Toque em Comprar Mais Espaço;
Toque no Plano Escolhido e confirme;
Pronto a partir desse momento você será cobrado todos os anos, uma vez ao ano, pelo espaço contratado.

Como cancelar a assinatura de espaço extra no iCloud:
Abra os Ajustes;
Vá em iCloud;
Toque em Armazenamento e Backup;
Toque em Gerenciar Armazenamento;
Toque em Mudar Plano de Armazenamento;
Escolha o plano grátis e confirme.

Considerações Finais
Espero que com esse explicativo, todas aquelas pessoas que estão solicitando informação sobre o armazenamento no iCloud consigam trabalhar melhor com ele. O iCloud é ótimo se usado corretamente, não sou partidário da contratação extra, porém, cada um sabe o que seu bolso permite.

O que não podemos pensar é que o fato de não contratar espaço extra cancela a utilidade do iCloud, realmente isso não acontece já que a sincronização dos dados estará sempre em funcionamento, somente não faremos os backups, que podem ser feitos diretamente no computador via iTunes, nunca esquecendo também de copiar as fotos conforme explicado no tutorial mencionado.












Hack The Apple

www.BR-Phones.forumeiros.com




Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Por favor, faça o login para responder

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum