Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Por favor, faça o login para responder

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Mineirin 

7 Dicas de Segurança & Privacidade Empty3/1/2015, 06:12

Mineirin

Master Administrador
Master Administrador

7 dicas para aumentar sua privacidade e segurança no iPad ou iPhone

7 Dicas de Segurança & Privacidade Dicas-privacidade-seguranca
Fonte: Ipad Dicas

1) Desligue a pré-visualização de mensagens
As notificações na tela de bloqueio são realmente muito úteis, mas, e se você desejar ter um maior controle sobre as mensagens que recebe no iMessage, sejam mensagens pelo sistema da Apple ou via SMS comum?

Pois então, é um grande problema ter as mensagens expostas que podem lhe constranger em muitos momentos, seja em uma mesa de bar onde todos poderão ler a mensagem como em outros casos particulares.

Para retirar as notificações da tela de bloqueio e garantir sua privacidade neste ponto, você deverá realizar uma simples configuração, bastará abrir os Ajustes do iPad ou iPhone e seguir o passo-a-passo:


  • Toque em Notificações;
    Toque em Mensagens;
    Desligue a opção Pré-visualização;

Bom, por um lado você já pode se sentir protegido, quando um SMS chegar você será avisado mas o conteúdo da mensagem não será mostrado na tela de bloqueio.

Agora, se você quer um pouquinho a mais de privacidade recomendo desativar também a vista na tela de bloqueio (lá no ponto anterior), assim não aparecerá nada na tela, sem nome nem número de telefone, permitindo assim um total controle de suas mensagens.

2) Bloqueie seu iPad ou iPhone com senhas complexas
Claro que nada disto teria sentido se depois qualquer pessoa pudesse pegar seu tablet ou celular e desbloqueá-lo, tendo acesso às mensagens e todo o conteúdo do aparelho, por esta razão recomendo fazer a configuração de senhas seguras e complexas, para evitar que qualquer pessoa consiga utilizar seu aparelho.

Para configurar uma senha complexa você deverá abrir os Ajustes do dispositivo e seguir os passos abaixo:


  • Toque em Geral;
    Toque em Bloqueio por Código;
    Desative o “Código Simples”;
    Toque em Ativar Código;
    Crie sua senha segura com letras e números;


Somente desta forma você irá garantir que seu aparelho está protegido contra bisbilhoteiros, as senhas simples são muito fáceis de adivinhar, evite usar as senhas padrão no estilo: 1234, 1122 ou qualquer combinação que envolva dados pessoais como datas comemorativas, aniversários, placa do carro, etc.

3) Desligue o modo Porta-Retrato
No iPad em particular existe um modo muito interessante para ser usado quando você recebe uma visita ou quer mostrar fotos aos amigos, ele é chamado de modo Porta-Retrato e está acessível a partir da tela de bloqueio, ou seja, você não precisa de senha para utilizá-lo.

O fato é que, uma vez que um bisbilhoteiro tem acesso às suas fotos particulares sem a necessidade de digitar uma senha, toda a sua privacidade fica exposta.

É melhor resguardar estas imagens e permitir o acesso somente mediante senha, portanto, minha recomendação é a de bloquear esta função na tela de bloqueio para evitar qualquer tipo de transtorno ou constrangimento.

Segue o passo-a-passo para bloquear o acesso ao modo retrato:


  • Abra os ajustes;
    Toque em Geral;
    Toque em Bloqueio por Código;
    Se não estiver ativado ainda conforme expliquei na dica anterior ative-o agora;
    Desative o “Modo Moldura”;

Ok, agora suas fotos estão protegidas, somente terá acesso à elas a pessoa que contar com a senha segura que recomendei você configurar na dica anterior, é uma forma muito simples de se proteger contra pessoas bisbilhoteiras que poderão ver em suas fotos sua intimidade.

4) Navegação Privada, limpeza de histórico de navegação
O Safari oferece uma funcionalidade chamada Navegação Privada, é um modo onde tudo o que você navegar ou visualizar será mantido no anonimato, não serão guardadas senhas e sua navegação não guardará rastros.

Porém, não poucas as pessoas que utilizam este modo, que é preciso ativar nas configurações do Safari nos Ajustes. Se você ainda não usa o modo de navegação privada siga o passo-a-passo:


  • Abra os Ajustes;
    Vá em Safari;
    Ative a Navegação Privada;


Estes três passos vão garantir que tudo aquilo que você visualizar na internet ficará em anonimato, não registrando rastros que poderão mais tarde comprometer sua privacidade. Também recomendo para o usuário que se preocupa com a privacidade da navegação na internet que realize a limpeza do histórico, cache e cookies periodicamente, para isso siga o passo-a-passo:


  • Abra os Ajustes;
    Vá em Safari;
    Limpar Histórico;
    Limpar Cookies e Dados;

Pronto, agora você poderá navegar tranquilo e saber que ninguém ficará bisbilhotando o que você faz na internet.

5) Desative a localização em aplicativos
Esta é uma recomendação crítica, todos os usuários de iPad, iPhone ou qualquer outro dispositivo móvel deveria cuidar deste ponto, estou falando da informação que nós usuários disponibilizamos livremente todos os dias, mais exatamente sobre a posição onde estamos localizados.

Existem aplicativos, como os de redes sociais, que deixam nossa localização exposta, facilitando às pessoas mal-intencionadas um rastro de onde nós estamos e passamos.

Veja bem, vamos exemplificar com o aplicativo Facebook:
A cada publicação feita pelo iPad ou iPhone nós estamos divulgando em que parte do planeta Terra nos estamos posicionados, se vocês prestarem atenção verão constantemente este tipo de informação é publicada sem cuidado.

Minha recomendação é verificar e limitar aos aplicativos que realmente nos interessam o recurso de localização, se você não tem certeza o motivo de um aplicativo solicitar sua localização é melhor bloquear esta informação no menu de ajustes, seguem os passos:


  • Abra os Ajustes;
    Toque em Privacidade;
    Toque em Serv. Localização;
    Desative a opção nos aplicativos desejados;

Pronto, desta forma o aplicativo não coletará a informação e consequentemente não publicará sua localização livremente na internet.

Outro bom exemplo é o aplicativo Instagram, veja bem, ao publicar uma foto no Instagram você tem a opção: “Nomeie este local”. Se você escolher um local para marcar sua foto a informação fica disponível para todos os seus contatos da rede social, se seu perfil for aberto qualquer pessoa poderá ter acesso e saber exatamente onde você está quando publica as fotos, sendo um alvo fácil para pessoas mal-intencionadas.

Alguns poderão dizer que é difícil isto acontecer, mas repercutiu na internet há alguns dias atrás o caso de um milionário que publicou a foto de seu relógio caríssimo que acabava de comprar, com informação sobre a localização. Dito e feito, o sujeito foi abordado por ladrões que levaram seu relógio de mais de 500.000 dólares.

Ok, pode ser que você não ande com um relógio de um milhão de reais, mas toda informação aberta e pública pode dar margem a este tipo de golpe.

O que dizer de aplicativos como o Foursquare, que é uma rede social onde nós optamos por informar ao mundo dos locais que frequentamos. Vai de cada usuário escolher se cuidar e manter sua vida privada em segredo.

6) Use um gerenciador de senhas
Grande dica, conheço muitas pessoas que utilizam o aplicativo Notas para armazenar senhas de serviços e inclusive números de cartões de crédito. Se você se sentiu identificado saiba que você está fazendo isso muito errado, o Notas não possui qualquer tipo de segurança, qualquer pessoa que pegar seu iPad ou iPhone poderá ler as informações ali registradas e o prejuízo pode ser grande.

Para guardar informações delicadas existem aplicativos especiais, protegidos com senhas seguras e encriptação militar, como é o caso do 1Password, um aplicativo que foi revisado pelo iPadDicas, com excelente qualidade e muita utilidade, leia a resenha.

7) Faça backups criptografados no iTunes
São muitas as dicas que posso lhes dar de como aumentar a privacidade e segurança no uso dos iPads e iPhones, mas, no dia de hoje vou ficando por aqui e como última mas não menos importante, quero recomendar que os usuários que realizam backups no iTunes tenham o cuidado de marcar a opção de realizar o backup criptografados.

É muito simples e há somente uma caixa para marcar antes de realizar os backups, a opção precisa ser ativada somente uma vez, juntamente da configuração de uma senha. Não se esqueça dela pois ela será solicitada quando você recuperar as informações de seu aparelho no iTunes.

É importante optar por esta função pois caso você não o fizer, qualquer pessoa que tiver acesso ao seu computador e contar com um dispositivo iOS poderá recuperar os dados no aparelho e ter acesso às informações contidas em seu backup.

Na tela de Resumo no iTunes, aquela que aparece ao conectar o iPad ou iPhone selecione a caixa que diz “Criptografar backup do iPad (iPhone)”.

Agora, quero ressaltar a importância de anotar a senha do backup e armazená-la em um local seguro pois se você esquecer dela não será mais possível restaurar o aparelho a partir daquele backup.

Considerações Finais
Como falei na abertura do artigo, segurança é primordial e todos devemos tomar os cuidados necessários para nossas informações não ficarem expostas na internet, sobretudo as informações de nossa localização, não é de hoje que escutamos casos de sequestros ou roubos que foram facilitados graças às informações que as próprias vítimas publicam nas redes sociais.

Não podemos nos fechar e viver nos escondendo, porém, pequenos cuidados como os ensinados acima são muito importantes para que podemos nos sentir mais seguros e com nossas informações protegidas.

Debate:

Quais são suas técnicas para aumentar a privacidade e segurança no iPad?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Por favor, faça o login para responder

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos